terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comentários - MPU 2010 - Técnico

Olá Pessoal,

Assim, como a de Analista Administrativo, na prova de Técnico, também tudo saiu como esperado. Como já disse, estou feliz, pois tenho certeza de que quem fez o curso comigo no Ponto dos Concursos e/ou estudou pelo meu livro "1001 questões comentadas" se deu muito bem... não é verdade??

Vamos aos comentários:

47 - A Constituição Federal de 1988 apresenta os chamados princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, que incluem referências a sua forma de Estado, forma de governo e regime político. Deduz-se do texto constitucional que a República Federativa do Brasil é um Estado de Direito, o que limita o próprio poder do Estado e garante os direitos fundamentais dos particulares.

Correto. Enunciado está perfeito, vale destacar que o Estado é de direito pois se submete aos comandos da lei. Além, disso, o Estado é democrático, pois tem o povo como regente dos rumos do país. Já a junção dos termos formando o "Estado democrático de direito", é mais do que a mera junção do Estado democrático com o Estado de direito. Temos então um Estado pautado na justiça, e cujas leis refletem a finalidade de alcançar o bem comum. Assim, as decisões políticas devem refletir efetivamente a vontade do povo. É uma superação do pensamento positivista estrito, de que basta ter lei para serem válidos os atos. Agora, esta lei deve refletir a justiça social.

48 As normas de eficácia plena não exigem a elaboração de novas normas legislativas que lhes completem o alcance e o sentido ou lhes fixem o conteúdo; por isso, sua aplicabilidade é direta, ainda que não integral.

Errada. A questão estava caminhando perfeita, até a última curva, quando disse "ainda que não integral". Ora, a norma é de eficácia PLENA, justamente porque a sua aplicação se dá com plenitude, ou seja, de forma integral. A questão então, acabou por definir o que seria uma norma de eficácia contida.

49 Considere que determinado estado da Federação tenha obtido aprovação tanto de sua população diretamente interessada, por meio de plebiscito, como do Congresso Nacional, por meio de lei complementar, para se desmembrar em dois estados distintos. Nesse caso, foi cumprida a exigência imposta pela Constituição para incorporação, subdivisão, desmembramento ou formação de novos estados ou territórios federais.

Correto, já que o art. 18 § 3º da Constituição dispões que os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

50 De acordo com a CF, cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente a brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, não havendo, portanto, a possibilidade de obtenção de emprego público por estrangeiros.

Errado. Questão clássica, e, como sempre, classicamente incorreta. Os cargos são acessíveis a brasileiros, e , desde que na forma da lei, também serão para os estrangeiros, de acordo com a CF,art. 37, I.

51 São funções essenciais à justiça as do Ministério Público, da advocacia pública, da advocacia privada e da defensoria pública.

Correto. As funções essenciais à justiça estão dispostas no Título IV, Capítulo IV da Constituição, se estendendo do art. 127 ao 135 da Norma Maior. Neste capítulo temos 3 seções: Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública.

52 O Supremo Tribunal Federal (STF) cumpre, entre outras, a função de órgão de cúpula do Poder Judiciário, e a ele cabe a iniciativa de, por meio de lei ordinária, dispor sobre o Estatuto da Magistratura.

Errado. Não podia errar essa, isso é papel da lei complementar. Como estamos cansados de saber... lei complementar terá o papel de prever vários temas relacionados com esta¬tutos e organizações na Constituição Federal. Perceba:
Art. 79, parágrafo único. Conferir atribuições ao Vice-Presidente;
Arts. 93 e 128. Dispor sobre o Estatuto da Magistratura e o Estatuto do Minis¬tério Público (Lei Complementar estadual no caso do MPE);
Art. 121. Dispor sobre a organização e competência dos tribunais eleitorais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.
Art. 131. Organização e funcionamento da AGU;
Art. 134, § 1º Organização da Defensoria Pública da União e do Distrito Fede¬ral e dos Territórios; Art. 142, § 1º Normas gerais para organização, preparo e emprego das Forças Armadas;

53 O Poder Legislativo opera por meio do Congresso Nacional, instituição bicameral composta pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

Correto. A questão trouxe primeiramente uma definição perfeita do sistema bicameral do Poder Legislativo e complementou com a disposição do art. 47 da Constituição que dispõe que "salvo disposição constitucional em contrário, as decisões serão tomadas por maioria dos votos (simples), presente a maioria absoluta de seus membros".

Abraços e boa sorte

Vítor Cruz

11 comentários:

  1. Professor, gostaria de expor minha opinião sobre a questão 47.
    Nela diz o seguinte: "Deduz-se do texto constitucional que a República Federativa do Brasil é um Estado de Direito, o que limita o próprio poder do Estado e garante os direitos fundamentais dos particulares."
    A meu ver, o fato de o Brasil ser um Estado de Direito não garante, por si só, os direitos fundamentais dos particulares, uma vez que o nazismo, por exemplo, também era um Estado de Direito...
    Se a questão falasse em Estado Democrático de Direito, aí sim estaria perfeita..

    O que acha?

    ResponderExcluir
  2. Acho válido o recurso!!!

    Até porque "recuso se faz de tudo que a gente erra"...

    Mas neste caso, você está bem fundamentado, faça recurso!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A questão 53 não especifica que se trata do Poder Legislativo no âmbito federal. Sabemos que no âmbito estadual ele é representado pela Assembléia Legislativa, no municipal pela Câmara dos vereadores, e no âmbito federal pelo Congresso. Se a questão foi generalista a resposta é ERRADO.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do que o colega escreveu sobre o exemplo do Nazismo. Eu tb errei essa questão 47. Vou aproveitar o que ele escreveu e tentar elaborar um recurso!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Professor,também estou estudando entrar com recurso quanto a questão 47 (na minha prova é 48);pois não própria Constituição Federal o termo correto é "Estado DEMOCRÁTICO de Direito" e não somente "Estado Democrático" como traz a questão.Como o sr. mostra,são figuras distintas de constituição de Estado,e,portanto,a questão deveria ser anulada.Além de outras questões que achei de interpretação dúbia ou que pudesse levar o candidato ao erro,mesmo sabendo do conteúdo.

    ResponderExcluir
  6. Eu elaborei o recurso assim: O item diz: deduz-se do conceito de Estado de Direito a garantia dos direitos fundamentais. No entanto, o doutrinador José Afonso da Silva, no seu livro Curso de Direito Constitucional Positivo, 8ªEd., 1990, págs. 99-104, afirma que ESTADO DE DIREITO é "um conceito tipicamente liberal (...) todo Estado acaba sendo Estado de Direito, ainda que seja ditatorial." E exemplifica conceituando o ESTADO FASCISTA: "ditatorial em que os direitos e liberdades humanas ficam praticamente anuladas e totalmente submetidas ao arbítrio de um poder político, onipotente (...) no qual toda participação popular é sistematicamente negada em benefício da minoria."
    Ora, não é possível deduzir do Estado de Direito a garantia dos direitos fundamentais, visto que, o fascismo (exemplo do doutrinador) também era um Estado de Direito, mesmo com direitos fundamentais restringidos.
    Pelo exposto, essa dedução poderia ser feita em relação ao Estado DEMOCRÁTICO de Direito.
    Pede-se, assim, a mudança do item para ERRADO

    ResponderExcluir
  7. Olá, professor!

    Sobre uma questão de legislação aplicada ao MPU...

    "Na defesa dos direitos constitucionais do cidadão, o procurador-geral da República representa ao poder competente para a promoção da responsabilidade nos casos comprovados de omissões inconstitucionais."

    Deram como errada.

    Mas o PGR não é competente pra propor Adin (nesse caso, por omissão) ??!

    ResponderExcluir
  8. Professor, sobre a questão 48, do desmembramento do Estado, quero sua opinião. De acordo com o livro Direito Constitucional Descomplicado (5a ed, pag 307), a questão 48 está errada! Isso pq na verdade seriam TRES os requisitos: consulta através de plebiscito, OITIVA DAS ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS DOS ESTADOS INTERESSADOS e a edição de Lei complementar. De acordo com os professores do livro, o artigo 18 deveria ser combinado com outro dispositivo constitucional, o artigo 48, inciso VI, que trata da necessidade de ouvir as assembléias legislativas interessadas.
    O que vc me diz?? Posso fundamentar um recurso apenas com base neste livro??
    Uma luz please!!!
    Um abração!
    Luciana Noronha.
    (fui sua aluna no livro que 1001 questões de dir. constitucional p/ a ESAF).

    ResponderExcluir
  9. No caso da questão 49, que a colega Luciana Noronha comenta, acho que não se aplica a oitiva visto que está se fazendo desmembramento de um único estado. Como os termos estão no plural ( "OITIVA DAS ASSEMBLéIAS") imagino que estejam tratando da incorporação de um Ente federativo pelo outro.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Na verdade, o artigo 49, inciso VI, trata de incorporação, subdivisão e desmembramento de Territórios ou Estados. Mesmo assim, acho que esse recurso eu já perdi mesmo, ainda que acredite que tem fundamento.
    Luciana.

    ResponderExcluir