quinta-feira, 12 de maio de 2011

Você já pensou em estudar para Tribunais?

Quando comecei a estudar para concursos por volta de 2004, só tinha uma única coisa em mente: área fiscal! Esse era o pensamento não só meu como de dezenas de outros amigos que começaram os estudos comigo, e com certeza de milhares de candidatos ao longo do Brasil. Outros ainda tinham na cabeça os concursos para PF.

A área fiscal, bem como a PF, realmente é uma excelente opção, principalmente devido às ótimas remunerações dos caragos de Auditor Fiscal e pela não exigência de graduação em uma área específica.

Não quero aqui “desprestigiar” os concursos para tal área, muito pelo contrário, quero apenas ajudá-los a “abrir o horizonte”.
O estudo para área fiscal, no entanto, esbarra em 2 problemas:

1- O primeiro é a quantidade de matérias a ser estudada, é preciso ser um especialista tanto em exatas (contabilidade, raciocínio lógico, matemática financeira e etc...) quanto em direito e demais humanas.

2- O segundo problema, que considero o maior deles, é a regularidade dos concursos e o local de lotação. Explico:

Os concursos fiscais são basicamente 2 tipos:

- Receita Federal (Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Analista Tributário da RFB) – São concursos de abrangência nacional, indiscutivelmente excelentes cargos, mas que a regularidade do concurso e a lotação após a aprovação são imensas incógnitas.

- Fiscais Estaduais (vulgo ICMS´s) – Geralmente é o sonho do morador daquele determinado Estado. Neste caso, o local de lotação é o menor dos problemas, porém a regularidade do concurso é o principal entrave. São Paulo até que tem feito concursos com regularidade (3 anos). Rio de Janeiro já fez 5 concursos seguidos em 3 anos, mas estava há 20 anos sem realizá-los. Goiás está desde 2004 sem concurso e a expectativa de próximo é, no mínimo, 2013...
(Há ainda os concursos de Fiscal Municipal – ISS – mas, considero que ninguém estuda exclusivamente focado para tal).

Agora, pensemos nos tribunais:

O Poder Judiciário tem o STF, e 4 tribunais Superiores (STJ, STM, TST e TSE) – já temos aí 5 concursos.

No Brasil temos 27 unidades da federação – cada uma com seu TJ, além dos TRTs, TREs, TRFs.
Se você, por exemplo, mora em Goiás e não quer sair do Estado,de jeito nenhum, você tem 4 opções: o TJ, o TRE, o TRF, o TRT. Se você mora em Brasília, então, nem se fala, pois ali estão as sedes dos tribunais superiores.

E o melhor ainda está por vir:
Estudando para Tribunais, existe um corpo básico de matérias (Português, Constitucional, Administrativo e etc...) comum a todos! Devendo o aluno apenas focar nas matérias específicas daquele tribunal após a saída do edital.

Além disso, as matérias se aproximam bastante do concurso do Ministério Público, que passa a ser mais uma opção.

E a remuneração, Vítor? A remuneração é, realmente, menor do que a da área fiscal, porém, está longe de ser uma merreca! Mas a pergunta é: Será que o salário indireto (lotação, ambiente de trabalho e etc.) não compensa?!

Cabe a você decidir... A pergunta foi lançada!

Caso você seja estudante da área de Tribunais ou venha a se interessar por este foco de Estudo, lembro que já temos a proximidade de importantes concursos: TSE, TJDFT, TRT 11ª região (Amazonas)... entre outros.

E para quem quiser começar já em alto nível, divulgo a abertura de 4 cursos para tribunais, todos pelo Ponto dos Concursos:

- TJDFT – Analista área Judiciária;
- TJDFT – Noções para Analista (administrativa) e Técnico;
- Direito Constitucional nas 5 fontes para Tribunais e Ministério Público – área judiciária;
- Noções de Direito Constitucional nas 5 fontes para Tribunais e Ministério Público – área administrativa e técnico.

Grande abraço e excelentes estudos.
Vítor Cruz

6 comentários:

  1. Mto bom o texto Vitor,
    Tb tinha esse pensamento fixo na AFRFB.
    Mas depois que me identifiquei bastante com a matéria do Direito, confesso que cai mais para a parte de tribunais.
    Acho uma ótima opção e concordo com vc em relação a qtade de concursos q temos nessa área..sao 27 Estados e diversos tribunais em cada um deles.
    É uma ótima oportunidade para quem deseja se tornar um servidor!

    abraços e saudações de um concurseiro!

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa observação Vitor. Venho pensando tirar o foco da área fiscal e partir para os tribunais. Não aguento mais esse peso nas costas.


    Obrigadíssimo!!!

    André

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho é ser um técnico judiciário (ou analista, quem sabe). Um dia eu chego lá! Excelente blog!

    abraços
    Edu

    ResponderExcluir
  4. O texto é bom mas infelizmente desatualizado. O TJDFT emitiu uma nota na intranet afirmando não ter previsão de novo certame, o que pra mim foi um balde de água gelada.E lá se vão quase 2000 convocados. Resta saber se o boato procede. Abs

    ResponderExcluir
  5. Tirando o fato relevante da baca ser diferente, se uma pessoa estuda para AFRFB, não poderia fazer um desvio para um edital pontual de um tribunal e fazer uma "miséria", ou seja, não há esse alinhamento potencial?

    Abraços Vampi!

    ResponderExcluir
  6. Esse pequeno desvio é possível sim...

    Sou a prova disso...rsrs

    Abraços

    Vítor Cruz

    ResponderExcluir