quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Prefácio de Alexandre Meirelles à CF anotada para concursos - 2a Edição


Por ser uma disciplina básica em qualquer concurso público, a Constituição Federal é um material indispensável ao acervo de qualquer candidato, e o seu estudo deve ser constante.

Melhor do que simplesmente possuir a "norma seca", realmente é tê-la do jeito que se apresenta nesta obra: com texto agradável de se ler, entender e aprender, com exposições de doutrinas e jurisprudências de forma direta, objetiva e ao mesmo tempo sem perder a profundidade. O concurseiro sente-se seguro, seja nas cobranças que exploram a literalidade ou nas que vão além, exigindo um conhecimento doutrinário ou jurisprudencial sobre o tema.

Para complementar o entendimento dos temas, há exercícios muito bem escolhidos ao final de cada assunto, devidamente gabaritados e comentados.

É fácil constatar que esta obra é diferente das demais. A começar pelo autor, que viveu a realidade dos concursos, atuando como concurseiro, e continua vivendo, atuando como professor e orientador. Assim, o prof. Vítor entende as dificuldades do leitor, não o faz perder tempo, e em vez de simplesmente transmitir as informações, praticamente caminha com ele, ensinando, explicando, e mostrando o que virá pela frente. Um outro um aspecto que sempre me preocupo ao analisar um livro, é seu linguajar, principalmente nos livros de Direito, cujos autores por vezes usam um vocabulário muito rebuscado, que, para mim, é desnecessário. Neste material o linguajar é suave, no nível ideal para uma ótima compreensão.

Enfim, é um daqueles livros que me fazem pensar: “Por que eu não tinha um livro destes quando estudava?” Certamente minha vida teria sido bastante facilitada naqueles já longínquos anos de estudo até 2006.

Alexandre Meirelles
Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo desde 2006,
também aprovado em outros concursos da área fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário