sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Palavras de Vicente Paulo à coleção 1001 questões

"Estava faltando material como esse do Vampiro, com comentários brevíssimos, no mercado. Os candidatos estão cada vez mais pragmáticos, só querem saber estritamente o necessário para fazer uma boa prova - e, diga-se de passagem, estão certíssimos. Ninguém mais aguenta livros com comentários de duas, três páginas a uma só questão. Uma coisa é aprender a disciplina; outra coisa é revisá-la. Para aprender, existem os livros de teoria; agora, para esse segundo objetivo (revisão), em 99% por cento dos casos, o comentário que ultrapassar um parágrafo será prolixo, perda de tempo para o candidato".

Vicente Paulo

2 comentários:

  1. oi, Victor, tudo bem

    procurei no seu blog um espaço em que os usuários pudessem postar suas dúvidas e pedissem orientação de estudo nas disciplinas que você ministra.

    Por isso que na falta desse espaço, vim por aqui lhe solicitar que você orientasse meus estudos de DC, que me dissesse quais os artigos da CF devo estudar, levando em consideração esse edital TCM CE 2010, que acabou de sair.

    Vou colocar o programa e se você tiver um tempinho , pode colocar os respectivos artigos da CF, ok.

    Desde já lhe agradeço.

    Direito Constitucional: Constituição: conceito, origens, conteúdo, estrutura e classificação. Supremacia da Constituição. Poder Constituinte. Interpretação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais. Princípios Constitucionais. Controle da Constitucionalidade das Leis. Normas Constitucionais e Inconstitucionais. Emenda, Reforma e Revisão Constitucional. Ação Direta de Inconstitucionalidade. Ação declaratória de Constitucionalidade. Origem. Evolução e Estado Atual (Lei nº 9.868, de 1999).
    Súmula vinculante (Lei nº 11.417, de 2006). Organização do Estado Brasileiro; divisão espacial do poder; Estado Federal; União; Estados Federados; Distrito Federal; Municípios; intervenção federal; intervenção
    do Estado nos Municípios, repartição de competências. Poder Legislativo. Organização.
    Funcionamento. Atribuições. Processo Legislativo. Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária.Poder Executivo. Presidente, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado e Governador,Vice-Governador,secretários de Estado, Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais. Atribuições
    e Responsabilidades. Poder Regulamentar e Medidas Provisórias. Poder Judiciário. Garantias. Jurisdição.Organização. Órgãos e Competência. Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunais de Justiça Estaduais; garantias da magistratura. Funções essenciais à Justiça. Ministério Público. Natureza. Função. Princípios Institucionais. Atribuições e vedações constitucionais de seus
    membros. Da Administração Pública. Estruturas Básicas. Servidores Públicos. Princípios Constitucionais.Sistema Tributário Nacional. Finanças Públicas; normas gerais; orçamento público. Direitos e Garantias Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais Difusos e Coletivos. Direitos Sociais. Ordem Econômica e Financeira. Atividade Econômica do Estado. Princípios das Atividades Econômicas, Propriedades da Ordem Econômica. Sistema Financeiro Nacional. Princípios constitucionais da seguridade social. Constituição do Estado do Ceará.

    ResponderExcluir